20 de outubro de 2009

Um dia de aprendizagem !

Quase todos os dias, Brenda e Laura iam até a casa de Alice para conversar. Estava um dia muito bonito, então elas resolveram jogar bola na frente da casa de Alice.
Depois de um tempo jogando, Laura bateu muito forte na bola e acabou deixando ela cair em cima do telhado da garagem da casa da Alice. Como a garagem era alta, uma das três teria que subir na escada para pegar a bola. Brenda e Alice tinham medo de altura, então Laura subiu e pegou a bola.
Como elas já estavam cansadas de jogar bola e eram muito curiosas, resolveram calcular a altura que Laura havia subido.
Mas havia um grande problema, como calcular? Alice e Laura não faziam nem idéia de como calcular aquilo, mas Brenda sabia e disse a elas que era muito fácil, era só usar a trigonometria.
Alice e Brenda queriam aprender como se usa a trigonometria para calcular a altura que havia subido.



Brenda mostrou a elas a fórmula de Pitágoras h²= c² + c² e explicou o que era aquelas letrinhas, h é a hipotenusa e c é o cateto.
A escada inclinada na garagem formou um triângulo, a medida da escada era de 5 metros e da distância entre a escada e a garagem era de 3 metros, logo Brenda começou o calculo usando Pitágoras, Alice e Laura ficaram só observando para aprender.

H²= c²+ c²
5²= 3² + c²
25= 9 + c²
25 – 9 = c²
16 = c²
4 = c

Brenda, Alice e Laura descobriram que a altura que Laura havia subido era 4 metros. Felizes porque haviam descoberto a altura, as três foram mostrar para seus pais o que haviam aprendido.

Por: Pâmela Knorst

Nenhum comentário:

Postar um comentário