20 de outubro de 2009

Aline - Não cometa suicídio !

Gilberto e Ana eram casados há 25 anos, eram muito felizes, mas quando sua filha falecera há cinco anos por causa de um acidente começaram a brigar com mais frequência. Em um dia de briga Gilberto saiu de casa para refrescar a cabeça, mas a ideia de suicídio não saia de sua mente, ele se culpava de ter batido o carro e sua filha voar pelo vidro da frente, aquela cena ainda o atormentava.
No dia seguinte Ana saiu para fazer compras e quando voltou havia um tumulto na frente do prédio onde morava, se aproximou para ver o que era, e seu andar estava pegando fogo com seu marido dentro e o corpo de bombeiros tentando resgatá-lo, mas derrepente ele cai lá de cima e morre na hora por causa do grande impacto. Ana se desespera e quer ir junto com ele, mas é impedida, pois tinha que ir a delegacia. Enquanto o delegado conversava com Ana, os médicos legistas estavam curiosos para saber de quantos metros Gilberto tinha caído.
Eles tinham a informação de que os bombeiros haviam usado 12 metro da escada para tentar resgatá-lo, que a mesma estava a 1m do chão e que o caminhão havia parado a 5m de distância do prédio. Eles pensaram e tiveram a ideia de fazer um cálculo com o teorema de Pitágoras para saber de que altura ele tinha caído.




12² = h² + 5²
144 = h² + 25
h² = 144 – 25
h² = 119 (tem que fazer a raiz quadrada de 119)
h = 11 + 1
h = 12m


Quando eles descobriram a altura do prédio em que ele caiu, os médicos ficaram apavorados, principalmente porque o corpo deveria estar totalmente “estrebuchado”, mas não estava, então foi ali que eles viram que o corpo do ser humano não tem limite.

Um dia de aprendizagem !

Quase todos os dias, Brenda e Laura iam até a casa de Alice para conversar. Estava um dia muito bonito, então elas resolveram jogar bola na frente da casa de Alice.
Depois de um tempo jogando, Laura bateu muito forte na bola e acabou deixando ela cair em cima do telhado da garagem da casa da Alice. Como a garagem era alta, uma das três teria que subir na escada para pegar a bola. Brenda e Alice tinham medo de altura, então Laura subiu e pegou a bola.
Como elas já estavam cansadas de jogar bola e eram muito curiosas, resolveram calcular a altura que Laura havia subido.
Mas havia um grande problema, como calcular? Alice e Laura não faziam nem idéia de como calcular aquilo, mas Brenda sabia e disse a elas que era muito fácil, era só usar a trigonometria.
Alice e Brenda queriam aprender como se usa a trigonometria para calcular a altura que havia subido.



Brenda mostrou a elas a fórmula de Pitágoras h²= c² + c² e explicou o que era aquelas letrinhas, h é a hipotenusa e c é o cateto.
A escada inclinada na garagem formou um triângulo, a medida da escada era de 5 metros e da distância entre a escada e a garagem era de 3 metros, logo Brenda começou o calculo usando Pitágoras, Alice e Laura ficaram só observando para aprender.

H²= c²+ c²
5²= 3² + c²
25= 9 + c²
25 – 9 = c²
16 = c²
4 = c

Brenda, Alice e Laura descobriram que a altura que Laura havia subido era 4 metros. Felizes porque haviam descoberto a altura, as três foram mostrar para seus pais o que haviam aprendido.

Por: Pâmela Knorst